A Empresa Pode Pedir Exame De Gravidez. A partir do momento da gravidez, a gestante não pode. A legislação trabalhista brasileira prevê que todo candidato a um emprego formal precisa passar por um exame médico antes de ser contratado.
Entenda como funciona a nova lei trabalhista para gestante e quais são os direitos de gestante no trabalho. Realmente é uma vergonha, os casos de impunidade no nosso país e mais agravante é oque ocorre na justiça com os que roubam a previdência social, mais o que vocês acham do. Está na lei que é proibido pedir exame de gravidez para as mulheres para evitar que sejam discriminadas no momento da contratação pelas empresas. Sim, é possível que o empregador peça o exame de gravidez no momento da rescisão. A partir do momento da gravidez, a gestante não pode. Pedir exame de gravidez no momento da demissão de uma funcionária não configura o crime previsto na lei 9.029/95. Não há qualquer impedimento legal quanto a. A lei vigente veta a exigência de teste, exame, perícia, laudo, atestado, declaração ou qualquer outro procedimento relativo à esterilização ou a estado de gravidez no exame aadmissional ou. As empresas são proibidas, por lei, de exigir testes de gravidez de suas empregadas durante os exames admissionais ou ao longo do contrato de trabalho, sob a pena.
E Aí, Pode Ou Não Pode?!
Portanto, não constituirá crime e não pode o empregador ser apenado por tal conduta (princípio da legalidade). A clt proíbe atestado na admissão e decorrer do contrato, mas não quando do momento da dispensa. Ou seja, não é pedir o teste e depois comunicar o desligamento. Entretanto, apesar do raciocínio, diversos tribunais pelo país, em julgamentos inclusive recentes, entendem que o teste de gravidez, na situação do exame demissional, além de não gerar. Por maioria, a terceira turma do tribunal superior do trabalho rejeitou o recurso de uma ex. Read a empresa pode pedir exame de gravidez na demissao by anthonycbdqt on issuu and browse thousands of other publications on our platform. A lei vigente veta a exigência de teste, exame, perícia, laudo, atestado, declaração ou qualquer outro procedimento relativo à esterilização ou a estado de gravidez no exame aadmissional ou. Tem uma funcionária grávida aqui no escritório e estamos querendo pedir exame comprovando a gravidez, tempo da gestação e quando ela poderá ter o neném. Pela decisão da 3ª turma do tst, o ato de exigir o exame de gravidez apenas pode ocorrer no momento da dispensa.
Isso Porque As Empresas São Proibidas, Por Lei, De Exigir Testes De Gravidez De Suas Empregadas Durante Os Exames Admissionais Ou Ao Longo Do Contrato De Trabalho, Sob A Pena De.
Está na lei que é proibido pedir exame de gravidez para as mulheres para evitar que sejam discriminadas no momento da contratação pelas empresas. A lei nº 9.029 /95 diz que é crime a exigência de teste, exame, perícia, laudo, atestado, declaração ou qualquer outro procedimento relativo à. Assim, o empregador poderá se organizar e tomar as providências necessárias. Consequentemente, é obrigação da funcionária comunicar a gravidez assim que tomar ciência. A empresa pode pedir exame de gravidez na demissão? De acordo com o artigo 2º. Sim, é possível que o empregador peça o exame de gravidez no momento da rescisão. Entenda como funciona a nova lei trabalhista para gestante e quais são os direitos de gestante no trabalho. No caso de demissão, o empregador pode exigir a realização de exame de gravidez.
A Legislação Trabalhista Brasileira Prevê Que Todo Candidato A Um Emprego Formal Precisa Passar Por Um Exame Médico Antes De Ser Contratado.
“empregada submetida a teste de gravidez na demissão não será indenizada. Não há qualquer impedimento legal quanto a. 23 de abril de 2017, 6h37. As empresas são proibidas, por lei, de exigir testes de gravidez de suas empregadas durante os exames admissionais ou ao longo do contrato de trabalho, sob a pena. A prática tem a finalidade de avaliar se. Pedir exame de gravidez no momento da demissão de uma funcionária não configura o crime previsto na lei 9.029/95. No entanto, tal exigência é expressamente proibida no brasil. A clt proíbe exigir atestado ou exame para comprovação. A legislação brasileira, através da consolidação das leis do trabalho e da norma regulamentadora 7, prevê que a empresa deve realizar os exames admissionais, periódicos e.
A Partir Do Momento Da Gravidez, A Gestante Não Pode.
Já em situações onde o trabalho não apresente evidente risco para a mulher gestante (e para a gestação em si), entendemos como discriminatória a solicitação rotineira do teste de. Antes ou depois da contratação, a empresa não pode exigir exame médico para saber se a funcionária está grávida ou se é estéril, para evitar discriminação. No seu caso, eu não vejo motivo para a. Quanto à comunicação da gravidez, a empresa pode pedir um exame médico e, caso haja dúvida da procedência desse exame, ela pode solicitar outro. Realmente é uma vergonha, os casos de impunidade no nosso país e mais agravante é oque ocorre na justiça com os que roubam a previdência social, mais o que vocês acham do.
Post a Comment
Post a Comment